18 de jan de 2013

Problema com o Ubuntu, placa mãe Intel DH61H0, com o processador Pentium G645.

   Tentei por dois dias seguidos instalar as versões 11.04, 11.10, 12.04 e 12.10 em um PC com a placa mãe Intel DH61H0 e processador Pentium G645, por mais que eu tenha insistido a instalação se comportava de maneiras estranha.
   Dentre as vezes que tentei instalar, algumas vezes consegui, mas o sistema não carregava e hora apresentava erros indecifráveis e outras vezes travava na inicialização sem deixar nenhum vestígio no log do que se tratava.
   Pesquisei com afinco o que me levou a concluir que se tratava de problemas com o vídeo, já que havia testado a memoria anteriormente e  com a mesma na havia problema. Quanto ao vídeo, tentei encontrar o problema, mas o mesmo não existia. Então pensei, é o HD! Troquei por outro que estava em perfeito funcionamento e nada, os mesmos erros os mesmos problemas.
   Quando me dei por vencido e resolvi devolver o equipamento para o fornecedor, eis que tive uma intuição sobre as opções no "setup" da placa mãe.
   Assim, para instalar o Ubuntu em uma placa mãe Intel DH61H0, com o processador Pentium G645, será necessário entrar no setup da placa mãe e procurar o item "Active Processor Cores" e mudar de "All" para "1" .
   Assim para instalar o Ubuntu em uma placa mãe Intel DH61H0, com o processador Pentium G645, se faz necessário entrar no setup da placa mãe, e na aba "power" e procurar o item "Processor  C States" e marcar como desabilitado. Além disso ao iniciar a instalação do Ubuntu na primeira tela, será necessário escolher a opção F6 e marcar os item "acpi=off" e "noapic".
   Bem é isso! Espero que o artigo seja útil, e caso o seja deixe um comentário.

Um comentário:

Parafraseando do ditado "quem conta um conto aumenta um ponto", aqui "quem comenta um post, aumenta um ponto"!