Gerenciamento de senhas no Ubuntu

    Hoje em dia, a grande maioria de serviços tem senhas, assim algumas pessoas, inclusive esta que vos escreve, adotam uma senha padrão para todos os serviços, o que do ponto de vista de segurança não é nada bom, mesmo sendo uma senha complexa. Já que se algum dos serviços vazar ou for roubado, sua seja abrirá sua vida e todos suas informações.
   Assim, o ideal é termos uma senha diferente para cada serviço, onde um vazamento de senha de um serviço não abra a porta de outros. 
    - Mas como memorizar tantas senhas?
    Dois métodos que  gosto são o do Augusto Campos do Efetividade.net, descrito no artigo Segurança: Uma senha diferente para cada serviço ou site, sem anotar nem esquecer", que ensina um médoto de criação e memorização de senhas , o método é bem interessante e realmente efetivo e o outro método é utilizar um "Gerenciador de Senhas" que possibilita o armazenamento de suas senhas em um banco de dados criptografado.
    Um software que muito me agrada neste quesito, é o KeePass, que possui versões para Ubuntu, Windows, Mac, Android, Iphone e mais algumas plataformas que podem ser conferidas nesta lista, é de código livre e gratuito.
    No Ubuntu, é muito fácil instalar o KeePass. Para fazê-lo, basta clicar no menu Aplicativos, depois em Central de Programas Ubuntu e no campo de pesquisa localizado na parte superior direita, digitar KeePass. Posteriormente clique sobre o mesmo e finalize clicando no botão instalar.
    Observe que, para realizar este processo é necessário estar conectado a internet.
     Após a instalação, poderemos abrir o KeePass, clicando no menu Aplicativos, depois em Escritório e depois no KeePass.
    Sua utilização é extremamente intuitiva, tendo como ponto extremamente positivo, que todo o programa é traduzido em Português de Portugal, o que facilita muito o seu aprendizado e utilização.
    Pessoalmente eu utilizo o método do Augusto Campos, com minhas devidas alterações, e para complementar e armazenar principalmente senhas antigas, eu  utilizo o KeePass no Ubuntu, devidamente combinado com o Dropbox, que me permite sempre sincronizar o arquivo com a nuvem e posteriormente utiliza-lo em outras plataformas, como o Android e o Windows.
    Bem, minhas dicas com senhas são estas. E as suas quais são?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCP com porta diferente

Formulários do Incra para download

PfSense, Intel NIC e Velocidades de carregamento lento