6 de jan de 2011

Pesquisando o passado da Web.

   A um tempo atrás tive a honra de participar do curso "Redes e Servidores Linux", ministrado pelo Carlos Eduardo Morimoto, o famoso criador e mantenedor do Kurumin Linux, e uma peculiaridade que pude perceber no mesmo, é que ele possuía uma centena de arquivos com "tutoriais, how-tos e anotações" sobres os temas em questão, os quais posteriormente, serviriam de base para seus livros.
    Achei muito interessante esta metodologia de anotar e fazer tutoriais para sí, que posteriormente poderiam ser disponibilizados para outras pessoas. E creio, que este foi um dos motivos que acabei montando meu blog.
    Assim, no intuito de registrar uma dica importante e também de compartilhar, vou falar um pouco do site "Internet Archive - Wayback Machine", que vem catalogando os bilhões de sites que existem pela web ao passar do tempo, criando assim uma linha do tempo com capturas dos sites e mostrando sua evolução.    Deem uma olhada, nas consultas que fiz do UOL, Guia do hardware e Twitter é muito interessante, analisar e principalmente visualizar a evolução dos sites que frequentamos.
   Segundo o Internet Archive, já existem mais de 150 bilhões de páginas arquivadas, sendo que as mesmas podem ser consultadas e pesquisadas.
    Outros sites interessantes que seguem o mesmo foco são:
   Mas, sinceramente, nenhum se compara ao "Wayback Machine". Agora se você leitor, tiver alguma dica neste sentido, por favor deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parafraseando do ditado "quem conta um conto aumenta um ponto", aqui "quem comenta um post, aumenta um ponto"!