20 de ago de 2010

Virtual host para o Plone e Portal Modelo

   Recentemente resolvi migrar meu servidor que hospeda o portal do meu trabalho, que estava com o defasado Ubuntu 5.04 (bons tempos passamos juntos). Mas como a evolução é algo presente na vida dos tarados tecnológicos e esta história de que "time que está ganhando não se mexe", simplesmente não cola na vida de quem trabalha com tecnologia, já que o cheirinho do software novo, nos instiga a atualização e ao upgrade.
    Assim, diante de todos estes fatos, procedi a migração para o Ubuntu 10.04 Server LTS, posteriormente, já na configuração do virtual host do portal e de alguns serviços, acabei por encontrar uma enorme dificuldade, já que os scripts de virtual host do apache do ubuntu 5.10, simplesmente não rodavam no 10.04 (Também pudera), assim pesquisando e tentando me aprofundar no assunto, encontrei estas ótimas referências sobre o assunto, lá no site Plone.org.
    A primeira trata-se do Apache 2 virtual host, o qual demonstra vários exemplos de virtual host para o Plone/Zope no Apache2, e também o How VHM works, que descreve como o VHM trabalha.
     No meu caso eu trabalho com uma versão customizada do Plone, destinada a Câmaras Municipais, chamada Portal Modelo e também uma aplicação em Zope para o legislativo, chamada SAPL, sendo estas, ótimas aplicações livres e gratuitas, para o legislativo brasileiro, desenvolvidas pelo Interlegis, mas isso é assunto para outro post.
Boa leitura e lembrem-se de salvar os links no seu favoritos ou delicious.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parafraseando do ditado "quem conta um conto aumenta um ponto", aqui "quem comenta um post, aumenta um ponto"!