23 de fev de 2010

GDRAIS JAVA VERSÃO 2009 PARA LINUX - Como instalar.

Geralmente no processo de migração para plataformas livres, os setores mais complexos em uma empresa são aqueles que utilizam programas, que possuem versões somente para Windows, este é o caso de nossa contabilidade e do recursos humanos (antigo departamento pessoal). O que ocorre é que estes departamentos tem que anualmente, enviar relatórios a entidades governamentais, como a Receita Federal (No caso da DIRF), o Ministério do Trabalho (no caso da GDRAIS), e a Caixa Econômica Federal (no caso da GFIP/SEFIP).

Mas para a minha surpresa e total alegria, hoje ao realizar o download do programa GDRAIS para o setor de RH, constatei, que a partir deste ano teremos uma versão multiplataforma, que funciona em Linux.

Excelente esta iniciativa de disponibilizar programas multiplataformas, já que facilita a vida de quem busca a estabilidade e segurança dos sistemas operacionais livres. Estão de parabéns o Ministério do Trabalho e Emprego e o SERPRO que é o desenvolvedor do programa.

Até aí tudo bem, mas esbarrei em um pequeno problema, já que não existe um texto explicativo do procedimento de instalação no Linux, o que para usuários comuns pode ser um tanto quanto incomodo. Assim elaborei um método de instalação para o Ubuntu, com a interface gráfica Gnome, que funcionou perfeitamente, o qual segue abaixo:

1º PASSO - Adicione a permissão de execução para o arquivo.














Para isso, clique com o botão direito sobre o arquivo de instalação "GdRaisJava-1.0-Linux-x86-Install" e selecione a opção propriedade. Na janela de propriedades do arquivo, selecione a aba permissões e neste marque a caixa "Permitir execução do arquivo como um programa" e clique em fechar.


2º PASSO - Dê um duplo clique sobre o arquivo.














Observe, que agora instalador automático do GDRAIS iniciou (imagem acima), bastando apenas seguir o passo a passo do instalador automático, que ao finalizar abrirá o programa GDRAIS (imagem abaixo).















Observações:
  •  No Ubuntu, com ambiente gráfico Gnome, o GDRAIS terá seu atalho no menu Aplicativos > GDRAISJava > GDRAISJava.
  • Para permitir a execução instalador do GDRAIS, via terminal, basta utilizar o comando:  
     $ chmod +x GdRaisJava-1.0-Linux-x86-Install

3 comentários:

  1. Muito bom hein!! Excelente!!
    ta todo mundo vendo q Linux é a melhor opção!entao, viva o linux!!

    www.evollux.net

    ResponderExcluir
  2. Só mesmo o velho e bom amigo Carneirinho pra nos presentear com essas verdadeiras pérolas. Mais uma razão para convencer os nossos chefes com relação à migração total para linux, se prepara.
    Abraços.
    Vanildo

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Boa Tarde !!


    Poderias por gentileza me encaminhar os formulários do INCRA ??
    Consegui baixar o Dados Sobre Uso.
    carvalho007@gmail.com

    Desde já agradeço a colaboração.

    ATT

    Luiz André Carvalho
    DPAD/DVPA

    ResponderExcluir

Parafraseando do ditado "quem conta um conto aumenta um ponto", aqui "quem comenta um post, aumenta um ponto"!