2 de ago de 2009

Netsuper Móvel, com modem HUAWEI E156 sobre o Ubuntu 9.04

Recentemente a empresa em que trabalho, realizou a contratação do serviço Netsuper Móvel 3G, da CTBC, com o objetivo de ampliar a capacidade operacional de nossa equipe de trabalho, já que toda nossa plataforma de trabalho é baseada em aplicações WEB. Com isso recebemos alguns modens USB 3G Huawei, modelo E156, para a utilização do serviço.
Como eu utilizo Ubuntu em meu laptop e o serviço Netsuper Móvel, da CTBC não consta na lista de configuração do automática, resolvi elaborar este tutorial.

Tutorial de configuração do serviço "Netsuper Móvel" no Ubuntu 9.04, utilizando o modem Huawei E156.

1 - Espete o modem 3G em uma porta USB do seu computador. Note que o Ubuntu reconhecerá automaticamente o modem, e não solicitará a instalação de nenhum driver adicional.
2 - Clique no menu Sistema > Preferências > Conexões de rede;
3 - Na janela Conexões de Rede, escolha a aba Banda larga móvel, como é demonstrado na ilustração abaixo:
4 - Clique no botão "Adicione", em seguida será aberto o assistente de configuração de uma "nova conexão de banda larga móvel", o qual utilizaremos para obter uma configuração, que servirá de base para a configuração do Netsuper Móvel;


5 - Clique no botão "avançar" e note que será aberto uma opção chamada "provedor de serviço". Como pequenas operadoras como a CTBC e a Sercomtel, não estão listadas, nós utilizaremos a configuração de uma operadora padrão, que servirá de base para o serviço Netsuper Móvel da CTBC.

6 - Ainda na opção "selecionar provedor", selecione o provedor Claro e clique em avançar. Será aberta a opção "sumário", onde digitaremos no campo nome "Netsuper CTBC" e depois clique no botão aplicar;

7 - Observe que retornamos a janela "conexões de rede", e que temos listados na aba "banda larga móvel", o item "Netsuper Móvel", agora selecione este item e clique sobre o botão editar;

8 - Na janela de edição das configurações, vamos apagar o conteúdo dos seguintes campos da aba "banda larga móvel", e digitar os valores abaixo:
Nome de usuário: ctbc
Senha: 1212
APN: ctbc.br
9 - Na janela de edição das configurações, vamos apagar o conteúdo dos seguintes campos da aba "configurações IPV4", e digitar os valores abaixo:
Servidores DNS: 200.225.197.34, 200.225.197.37
Finalizando a configuração clique em aplicar;
10 - Para iniciar a navegação clique no ícone do "gerenciador de rede"ao lado do relógio e selecione a conexão "Netsuper móvel". Observe na imagem abaixo:
11 - Será solicitado pelo chaveiro do ubuntu, o tipo de autorização para esta conexão, ficando a seu critério escolher:
Autorizar uma vez - Sempre que for utilizar novamente a conexão , será solicitada a confirmação
Sempre autorizar - Que libera a conexão da confirmação de autorização do chaveiro do Ubuntu.
12 - Posteriormente será solicitado a "senha de rede de banda larga móvel", a qual é "1212"
13 - Pronto a conexão foi estabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parafraseando do ditado "quem conta um conto aumenta um ponto", aqui "quem comenta um post, aumenta um ponto"!