Instalando o CandEx no Ubuntu 8.04

1 - Baixe o arquivo para plataforma Linux do portal do TSE;
2 - Mude as permissões do arquivo ora baixado, clicando com o botão direito sobre o mesmo, depois escolha no menu o item propriedades. Posteriormente vá até a aba permissões e escolha acesso de "Leitura e escrita" para o Proprietário, Grupo e Outros. Posteriormente marque a caixa "Permitir a execução do arquivo como um programa". Como a imagem abaixo:















3 - Agora vamos executar a instalação do CandEx, para isso vá até o terminal, para isso clique no menu Aplicações, submenu Acessórios e escolha o item Console (também podera ser Consola ou Terminal) e digite o seguinte comando:
$ sudo ./Candex-2100.bin
Observações: Você deverá digitar respeitando os espaços e letras maiusculas já que o linux é sensível as variações de caixa.
4 - Aguarde até que o script de instalação finalize e confirme a mensagem "Para aplicar as configurações é necessário reiniciar o computador Deseja reinciar agora? (S/n)", digitando S
5 - Pronto! Depois de reiniciar o computador, vamos abrir o CandEx. Para isso clique no menu Aplicações, vá até o item Outras e selecione o software CandEx.

6- NOSSA abriu o firefox (navegador), será que aconteceu algo errado? Pelo contrário o CandeX utiliza-se do navegador padrão para trabalhar. Mas não se confunda ele não é um site e sim uma aplicação local, portanto o uso das setas de navegação é desaconselhável.

Espero que gostem deste artigo e caso algum leitor consiga utilizar o CandEx em outra distribuição linux, por favor deixe o seu comentário aqui, e se tiverem alguma duvida sobre a instalação no Ubuntu, não sintam-se acanhados, mandem um comentário ou e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCP com porta diferente

PfSense, Intel NIC e Velocidades de carregamento lento

Formulários do Incra para download