Pesquisando o passado da Web.

   A um tempo atrás tive a honra de participar do curso "Redes e Servidores Linux", ministrado pelo Carlos Eduardo Morimoto, o famoso criador e mantenedor do Kurumin Linux, e uma peculiaridade que pude perceber no mesmo, é que ele possuía uma centena de arquivos com "tutoriais, how-tos e anotações" sobres os temas em questão, os quais posteriormente, serviriam de base para seus livros.
    Achei muito interessante esta metodologia de anotar e fazer tutoriais para sí, que posteriormente poderiam ser disponibilizados para outras pessoas. E creio, que este foi um dos motivos que acabei montando meu blog.
    Assim, no intuito de registrar uma dica importante e também de compartilhar, vou falar um pouco do site "Internet Archive - Wayback Machine", que vem catalogando os bilhões de sites que existem pela web ao passar do tempo, criando assim uma linha do tempo com capturas dos sites e mostrando sua evolução.    Deem uma olhada, nas consultas que fiz do UOL, Guia do hardware e Twitter é muito interessante, analisar e principalmente visualizar a evolução dos sites que frequentamos.
   Segundo o Internet Archive, já existem mais de 150 bilhões de páginas arquivadas, sendo que as mesmas podem ser consultadas e pesquisadas.
    Outros sites interessantes que seguem o mesmo foco são:
   Mas, sinceramente, nenhum se compara ao "Wayback Machine". Agora se você leitor, tiver alguma dica neste sentido, por favor deixe seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCP com porta diferente

PfSense, Intel NIC e Velocidades de carregamento lento

Formulários do Incra para download