GDRAIS JAVA VERSÃO 2009 PARA LINUX - Como instalar.

Geralmente no processo de migração para plataformas livres, os setores mais complexos em uma empresa são aqueles que utilizam programas, que possuem versões somente para Windows, este é o caso de nossa contabilidade e do recursos humanos (antigo departamento pessoal). O que ocorre é que estes departamentos tem que anualmente, enviar relatórios a entidades governamentais, como a Receita Federal (No caso da DIRF), o Ministério do Trabalho (no caso da GDRAIS), e a Caixa Econômica Federal (no caso da GFIP/SEFIP).

Mas para a minha surpresa e total alegria, hoje ao realizar o download do programa GDRAIS para o setor de RH, constatei, que a partir deste ano teremos uma versão multiplataforma, que funciona em Linux.

Excelente esta iniciativa de disponibilizar programas multiplataformas, já que facilita a vida de quem busca a estabilidade e segurança dos sistemas operacionais livres. Estão de parabéns o Ministério do Trabalho e Emprego e o SERPRO que é o desenvolvedor do programa.

Até aí tudo bem, mas esbarrei em um pequeno problema, já que não existe um texto explicativo do procedimento de instalação no Linux, o que para usuários comuns pode ser um tanto quanto incomodo. Assim elaborei um método de instalação para o Ubuntu, com a interface gráfica Gnome, que funcionou perfeitamente, o qual segue abaixo:

1º PASSO - Adicione a permissão de execução para o arquivo.














Para isso, clique com o botão direito sobre o arquivo de instalação "GdRaisJava-1.0-Linux-x86-Install" e selecione a opção propriedade. Na janela de propriedades do arquivo, selecione a aba permissões e neste marque a caixa "Permitir execução do arquivo como um programa" e clique em fechar.


2º PASSO - Dê um duplo clique sobre o arquivo.














Observe, que agora instalador automático do GDRAIS iniciou (imagem acima), bastando apenas seguir o passo a passo do instalador automático, que ao finalizar abrirá o programa GDRAIS (imagem abaixo).















Observações:
  •  No Ubuntu, com ambiente gráfico Gnome, o GDRAIS terá seu atalho no menu Aplicativos > GDRAISJava > GDRAISJava.
  • Para permitir a execução instalador do GDRAIS, via terminal, basta utilizar o comando:  
     $ chmod +x GdRaisJava-1.0-Linux-x86-Install

Comentários

  1. Muito bom hein!! Excelente!!
    ta todo mundo vendo q Linux é a melhor opção!entao, viva o linux!!

    www.evollux.net

    ResponderExcluir
  2. Só mesmo o velho e bom amigo Carneirinho pra nos presentear com essas verdadeiras pérolas. Mais uma razão para convencer os nossos chefes com relação à migração total para linux, se prepara.
    Abraços.
    Vanildo

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Boa Tarde !!


    Poderias por gentileza me encaminhar os formulários do INCRA ??
    Consegui baixar o Dados Sobre Uso.
    carvalho007@gmail.com

    Desde já agradeço a colaboração.

    ATT

    Luiz André Carvalho
    DPAD/DVPA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Parafraseando do ditado "quem conta um conto aumenta um ponto", aqui "quem comenta um post, aumenta um ponto"!

Postagens mais visitadas deste blog

SCP com porta diferente

Formulários do Incra para download

PfSense, Intel NIC e Velocidades de carregamento lento